Wake Initiated Lucid DreamIntroduçãoDild & WildAté agora consideramos apenas técnicas que têm como objectivo a indução da lucidez a meio de um sonho comum, denominamos essas técnicas por dream induced lucid dream(dild), contudo existe outra modalidade de indução de sonhos lúcidos, o famoso wild ou wake induced lucid dream que focaremos neste tutorial. Como o próprio nome indica, esta última técnica consiste em indução de sonhos lúcidos ainda acordado, ou seja, o
sonhador assiste a todo o processo onírico, sendo esse precisamente o maior desafio,
manter a vigília através de todas as fases da formação do sonho.
Background HistóricoÉ a técnica mais poderosa em lucid dreaming, proporciona maior consistência e duração que as outras técnicas pois o ciclo REM é aproveitado ao máximo; supõe-se também que é a técnica mais antiga, os monges tibetanos já a praticavam. A história da técnica começa precisamente neste ponto, o controlo dos sonhos é algo que sempre fascinou muitos povos entre os quais os monges tibetanos. Yoga Nidra, ou yoga dos sonhos, eram precisamente os exercícios efectuados pelos monges para “encontrar a lucidez”, e subsequente encontro da luz natural, do conhecimento e as viagens astrais. O Yoga Nidra ainda é hoje praticado, não usando as mesmas técnicas (extremamente difíceis e totalmente impossíveis de realização no estilo de vida ocidental) mas sim numa versão simplificada e sem a necessidade imperativa de um guru ou guia.
O modelo base de indução provém de tais origens. Stephen Laberge, famoso investigador e especialista na área de lucid dreaming, se não um dos indivíduos mais importantes na popularização do tema, criou uma versão simplificada da técnica aplicando os seus princípios básicos que serve hoje de modelo para todas as versões do wild. Só em título de curiosidade, Salvador Dali usou a técnica de vaguear pela hipnagogia (mais a frente iremos compreender a relação com o wild) para “conseguir” algumas cenas para as suas obras, podemos dizer que foi um WILder famoso.
Compreendendo a ciência do sonoCiclos de sonoPara compreendermos como wild funciona, também como um improvement à cultura geral pois não podemos viver neste mundo estupidamente inconscientes ; ), é importante conhecermos como funciona este fascinante estado e acredita que acontece mais do que te dizem…
Quando te deitas e adormeces entras no primeiro estágio do sono, é um sono leve e sem grande espectáculo, podes ter alguns sonhos mas serão sempre ultra curtos e insignificantes. À medida que o tempo passa o teu cérebro vai descendo de frequência, até que chegas ao quarto estágio (chamado de sono profundo). Neste estágio tens sonhos embora que quando acordares não te irás lembrar devido a profundidade em que ocorrem, neste estágio também é de alguma forma difícil acordar-te. O tempo passa e cérebro volta a subir nos estágios, 4,3,2 até que chegas ao espectacular estágio REM (leia-se rapid eye movement nunca Rêem).
Sono REMNo ciclo REM, que ocorre a primeira vez após 90 minutos de sono, acontece uma parafernália de fenómenos: Os olhos movem-se incessantemente (acho que nome diz tudo), existe um aumento de actividade cerebral (semelhante ao estado de vigília), a actividade onírica aumenta consideravelmente, os sonhos são mais vividos, longos e fáceis de recordar. Também é nesta fase que ocorre o sleep paralyses (paralisação do sono), que consiste num mecanismo natural do cérebro para que não te mexas durante os sonhos, não preciso de dizer que o corpo paralisa…O primeiro ciclo REM é bastante curto, assim que termina desce novamente até aos estágios mais profundos, em média um ciclo REM pode durar entre 5 a 90 minutos mas isso é relativo. A medida que a noite avança o ciclo rem ocorre mais frequentemente e com maior duração, é por isso que de manhã, parece que mal adormeces começas a sonhar (o que é verdade). Ok vamos lá descobrir para é que isto serve….
Wild - Método comumA teoria em wild é mesmo essa, entrar num sonho completamente vigilante,
ou seja enganar o cérebro para que pense que a mente adormeceu quando na realidade continua completamente desperto, pelo que já leste, acho que percebes que isso pode acontecer após dormir algumas horas, ou seja, durante um ciclo REM.
Descreverei agora a abordagem universal da técnica, mais á frente apresentarei a minha maneira pessoal de realizar a técnica (Absoluti0n´s Wild) ,
o intuito é perceber que nem todos métodos funcionam para todos os lucid dreamers, é importante encontrar o processo que seja mais efectivo á tua pessoa.
1.Acordar ao fim de 1.30 – 7 horas. Isto é uma variável muito relativa, o importante é que seja durante um ciclo REM, quanto mais tarde acordares maior será o ciclo, logo mais possibilidades tens de ser bem sucedido, por outro lado, mais difícil será adormecer.
2.Ficar acordado durante algum tempo (ver tutorial acerca
WBTB). Outra vez algo que deve ser deixado ao critério de cada um. Existem aqui muitas escolas de pensamento acerca disto, dado que estou a descrever a técnica universal apresentarei a maneira mais comum, contudo aconselho a ver em Absoluti0n´s Wild a minha alternativa. Dado que irás precisar manter-te vigilante isto é um ponto importante. O intervalo de tempo aconselhado ronda entre os 1 – 60 minutos, fica a pé até que te encontres minimamente desperto.
3.Volta para a cama, e tenta relaxar. Iremos agora definir um novo conceito,
âncoraé. Em Wild precisas de te agarrar a algo que não te faça perder a lucidez a medida que adormeces, ou seja, algo que mantenha a tua mente ocupada. Stephen Laberge inspirado nas técnicas antigas, sugeria a visualização de uma flor de Lotus na garganta, era importante que fosse uma visualização minuciosa, a medida que o corpo adormecia o praticante visualizava tal item e quando desse por si estaria a sonhar! So…Uma âncora algo que te mantém acordado e livre de pensamentos à medida que o corpo adormece. Sugiro:
- Focar a respiração. Tenta reparar em todo o processo de respirar, ou mesmo contar as respirações efectuadas.
- Contar cordeirinhos. Quando digo contar é mesmo imaginá-los

.
- Imaginar uma cena. Tenta fazer um filme na tua cabeça, imagina-te a viver um experiencia qualquer, o que interessa é ser interessante, ver V-Wild.
- Focar um som de fundo, Ruído branco é um exemplo
4.Escolhe a tua âncora e põe-na em prática.
É importante a partir de agora nunca mexer o corpo,
a ideia é levar o cérebro a pensar que adormeceste. Ignora qualquer estímulo, é um jogo de equilíbrio, tentar manter a vigília no mínimo mas não adormecer. Não esperes resultados (isso só irá atrasar o processo), relaxa e simplesmente espera focando a respiração ou usando outra âncora qualquer,
poderá demorar algum tempo até chegar ao ponto 5 por isso não sejas impaciente.
5.Assim que começares a entrar no sonho a primeira coisa que poderás sentir é a paralisação do sono. Neste estado diversos fenómenos poderão acontecer: alucinações hipnagogicas, são as sensações primárias que formam o sonho, é uma
coisa normal e acontece todas as noite por isso não te preocupes, podem ser sonoras ou visuais,
relaxa deixa-as vir e ignora-as. Ver tutorial Paralisação do sono.
6.Nice! Chegaste a paralisação do sono,
não te mexas enquanto sentires qualquer sensação estranha comum ao ponto 5, tens agora duas vias:
- Esperar que as sensações passem, quando isso acontecer levanta-te, realiza um Reality Check e verás que estás a sonhar! O resto agora é contigo…
- Durante as aclamadas sensações visualizar uma cena para o teu sonho, imagina-te a correr ou interagir nessa cena e de repente estarás dentro do sonho!
VariaçõesAbsoluti0n´s WildEsta é a versão que costumo usar:
1.Acordo naturalmente (também se pode usar um alarme) a meio da noite. Devido ao fim da noite o ciclo REM ser consideravelmente grande aproveito essa altura.
2.É aqui que a minha técnica diverge. Vamos focar um ponto. Em WIld queremos adormecer só que lúcidos ao mesmo tempo! Portanto nunca me levanto da cama quando acordo, aproveito que estou extremamente cansado e realizo imediatamente o wild. Dirijo a minha atenção simplesmente para a minha respiração e tento não pensar. Torna-se muito mais rápido chegar a paralisação do sono, contudo se achas que não te consegues manter minimamente desperto dessa maneira então levanta-te por alguns minutos.
3.A partir daqui é igual a versão universal descrita anteriormente.
Deild - Brevemente...
Fild - Brevemente...