DreamerShell

:: A quest into lucid dreams ::
It is currently Mon Nov 19, 2018 6:54 am

All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
PostPosted: Thu Jan 15, 2009 7:41 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sun Oct 05, 2008 7:22 pm
Posts: 592
.::::: Teoria :::::.

A lição 2 é um pouco mais puxada, mas sei que és capaz!

Ciclo de sono

O que acontece

Quando te deitas e adormeces entras no primeiro estágio do sono, é um sono leve e sem grande espectáculo, podes ter alguns sonhos mas serão sempre ultra curtos e insignificantes. À medida que o tempo passa o teu cérebro vai descendo de frequência, até que chegas ao quarto estágio (chamado de sono profundo). Neste estágio tens sonhos embora que quando acordares não te irás lembrar devido a profundidade em que ocorrem, neste estágio também é de alguma forma difícil acordar-te. O tempo passa e cérebro volta a subir nos estágios, 4,3,2 até que chegas ao espectacular estágio REM.

Sono REM

No ciclo REM, que ocorre a primeira vez após 120 minutos de sono, acontece uma parafernália de fenómenos: Os olhos movem-se incessantemente (acho que nome diz tudo), existe um aumento de actividade cerebral (semelhante ao estado de vigília), a actividade onírica aumenta consideravelmente, os sonhos são mais vividos, longos e fáceis de recordar. Também é nesta fase que ocorre o sleep paralyses (paralisação do sono), que consiste num mecanismo natural do cérebro para que não te mexas durante os sonhos, não preciso de dizer que o corpo paralisa…O primeiro ciclo REM é bastante curto, assim que termina desce novamente até aos estágios mais profundos, em média um ciclo REM pode durar entre 5 a 90 minutos mas isso é relativo. A medida que a noite avança o ciclo REM ocorre mais frequentemente e com maior duração, é por isso que de manhã, parece que mal adormeces começas a sonhar (o que é verdade). Durante a manhã o ciclo REM é tão longo que é uma óptima altura para usar técnicas de indução.

Aplicação das técnicas

Como já vimos as melhores alturas para aplicar as técnicas é a meio da noite e de manhã. Aproveita aquelas manhãs em que ficas na cama até mais tarde para tentares induzir sonhos lúcidos, o ciclo REM é enorme logo aumenta bastante a probabilidade de sucesso.


Acordares nocturnos

Na última semana verificámos que aqueles pequenos acordares a meio da noite eram poderosas formas de indução de lucidez, se conseguiste acordar sem a ajuda de nada boa, estas no bom caminho! Se não, continua a ler esta parte pois é de muita importância para a técnica que irá ser apresentada.

Técnica do relógio biológico


Acho que já passaste pela experiência de programares o teu despertador para tocar as 7(exemplo) e acordares alguns minutos antes, como se o teu cérebro soubesse que horas eram. O relógio biológico é algo fascinante e de bastante efectividade, simplesmente antes de deitar pensa que queres acordar a meio da noite e olha para o relógio ao mesmo tempo, duplica a efectividade se também pensares as horas a que queres acordar.

Alarme

Simplesmente metes o despertador para as horas a que queres acordar, é um pouco cansativo e desnecessário tendo em conta a efectividade de um bom dream recall e a técnica do relógio biológico. Só a usar em ultimo caso!

MILD

Mnemonic Induction of Lucid Dreams

LaBerge, figura de extrema importância na popularização do lucid dreaming, cria uma técnica da qual se orgulha de poder induzir sonhos lúcidos sempre que queira. Dificilmente conseguirás induzir à primeira um lucid dream ou sempre que queiras(com prática lá chegarás) mas no entanto é um das técnicas mais efectivas que existe, além de ser fácil. Lê o seguinte tutorial e avança apenas quando tiveres a certeza do que se trata

http://www.dreamershell.net/?page=50

A utilização da técnica a meio da noite ou de manha, é como já referi, mais efectiva. Quando acordas a meio da noite estás em sono REM, ao adormeceres enquanto fazes o MILD entras imediatamente num sonho, logo a ideia de ficares lúcido está muito mais fresca.

Se achas que tens má memória presta atenção a este exercício:

Treino de Memória Prospectiva

Este treino aumentará as tuas capacidades para o MILD, consiste em simplesmente em planear uma série de Reality Checks e tentar cumpri-los:

1.Planeia uma série de Reality Checks para uma semana a se cumpriram ao acontecerem determinadas condições, anota-as numa folha. Exemplo:

Segunda-Feira
Realizarei um Reality Check a próxima vez que vir um cão
Realizarei um Reality Check a próxima vez que ligar um interruptor
Realizarei um Reality Check a próxima vez que ouvir musica
Realizarei um Reality Check a próxima vez que vir um carro azul
Realizarei um Reality Check a próxima vez que beber algo


5 Reality Checks por dia são suficientes, tenta variar nas condições.

2.Quando acordas de manhã lê a folha do plano e tenta memorizar os Reality Checks programados para esse dia.

3.Durante o dia tenta lembrar-te de efectuar os Reality Checks dentro das condições planeadas. Ouviste um cão, efectuas o Reality Check do relógio, a seguir tenta pensar que RC tens que fazer a seguir(seguindo o plano), “ok a próxima vez que ligar um interruptor terei de efectuar um RC”.

4.No fim do dia verifica os teus resultados, quanto Rcs cumpriste ou ficaram por cumprir.

5.Acredita que já tive grandes resultados com a técnica, uma vez, encontrei-me no sonho a tentar lembrar-me que Reality Check tinha de efectuar a seguir…lucidez (ao fim 4 dias a praticá-la)!


MILD + Reality Check

Uma pequena variação para o MILD, em vez de adormeceres com a ideia de ficares lúcido, tenta adormecer com a ideia a de “efectuar um Reality Check assim que vir alguém”, é menos abstracto que o MILD base. A condição pode ser outra, tem é em atenção que deve ser algo que provavelmente irá acontecer, encontrar uma pessoa é algo muito comum nos sonhos.

Perguntas frequentes

Q: A ideia de acordar a meito da noite não me agrada...interfere?
R: Não, tens sempre as manhãs de fim de semana que são optimas alturas também!


No fim já terás percebido:

- O ciclo do sono
- Ciclo REM
- Melhores alturas para aplicar as técnicas
- A importância do acordar nocturno (e como fazê-lo)
- Técnica: MILD
- Treino da memoria prospectiva
- Combinação do MILD + Reality Check

Lição 3 para breve, fica atento!...

_________________
colorless green ideas sleep furiously


Top
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

Jump to:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group