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 Post subject: Âncoras
PostPosted: Tue Dec 16, 2008 6:11 pm 
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Lucid Dreamer
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Âncoras


Introdução

No tutorial do WILD considerámos um conceito denominado de "âncora", a chave primordial para um WILD com sucesso. Neste tutorial iremos analisar a fundo esta parte do WILD que por muitas vezes desprezada (ou mal compreendida) torna o WILD uma técnica muito difícil.

A leitura do tutorial sobre o WILD é indispensável para a compreensão do que se segue.

Funcionamento

O Que é?
Uma âncora é algo que o sonhador se agarra durante a transição do estado de vigília para o sonho, que o impede de perder a lucidez. Isto pode ser qualquer coisa, contudo que seja concreto mas também não dificulte o adormecer do corpo.

Como dever ser usada?
Durante o decorrer do WILD, toda a atenção deve ser unicamente direccionada para a âncora. Por exemplo, a focagem no processo de respiração. A medida que o corpo adormece, o onironauta foca cuidadosamente o respirar, não interfere, observa-o apenas pacientemente. Repara na inspiração, na expiração, nas variações de velocidade ou intensidade.

Porque a âncora é tão importante?
A âncora permite deixar a mente livre de pensamentos; um dos maiores inimigos da lucidez é mesmo devaneio da nossa mente, principalmente quando estamos muito perto da Paralisação do Sono e os fenómenos hipnagogicos são bastante intensos. Os pensamentos aleatórios são um exemplo. Se deixar-nos distrair por algum pensamento o mais certo é perdermos a lucidez, por isso deve ser ignorada todas aquelas imagens que passam pela mente.
A âncora entretém a mente; enquanto esperamos por entrar no sonho não deixar a mente adormecer é indispensável, isto permite deixar-nos minimamente despertos.
A âncora ajuda a relaxar .
A âncora lembra-nos da nossa ideia fundamental; também serve um pouco como um MILD contínuo, enquanto nos concentramos na âncora isto lembra-nos do ponto fulcral, o sonho lúcido! Mesmo que o WILD falhe ainda existe a possibilidade de se converter num DILD (adquirir a lucidez a meio do sonho).

Exemplos de âncoras
Dividiu-se as várias âncoras por grupo e seguidas de uma breve descrição

Mentais/Sequenciais
Lentas, monótonas mas confiáveis!

MILD – Consiste no MILD só que realiza-se até entrarmos no sonho, contrariamente ao MILD tradicional que aplica-se até adormecermos completamente. Esta fusão WILD/MILD é particularmente efectiva pois mesmo que o WILD falhe existe uma grande probabilidade de adquirir a lucidez a meio do sonho.

Contagem numérica – Pode ser descendente ou ascendente. ~

Progressão alfabética – Ex_”A..B..C”, quando se chega ao “Z” começa-se do “A” novamente.

Sensoriais
Mais concretas que as anteriores contudo dificultam o relaxar, mais efectivas para que tem um sono pesado.

Foco sonoro
– Consiste em focar um som, quanto mais repetitivo e monótono melhor. Ex”o tic-tac de um relógio”

Focagem na respiração

Ligeiro desconforto – Apenas aconselhado a quem tem um sono muito pesado…ex: Posição de sono incomum à habitual

Visuais
Excelentes para que tem uma boa percepção visual, menos monótonas que as Sequenciais.

Nesta modalidade o objectivo é focar um item, imaginar o seu aspecto, cor, formato, trabalhar o objecto mentalmente. O objectivo é manter a atenção focada apenas nessa acção. Ex: Imaginar o quarto, uma flor de Lotus na garganta (por Stephen LaBerge), o cenário do sonho que se pretende…

Físicas
Poderosas, rápidas e efectivas mas sem fundamento cientifico. Não são ainda reconhecidas como técnicas oficiais, contudo estatisticamente está provada a sua efectividade!

Foco num objecto – Consiste em manter a atenção focada em um objecto que se possui. Por exemplo, agarrar numa esponja, não fazer força! O objectivo é apenas senti-la na mão. Enquanto se foca nessa sensação o corpo vai adormecendo, até que há-de de chegar a uma altura em que já não se sente nenhuma esponja, sinal de que estamos a sonhar! Esta é uma das âncoras mais efectivas até agora relatadas.

FILD
– Consiste em mandar sinais para dois dedos de uma mão e focar nesse processo atentamente. Conhecida por se uma técnica muito rápida. Ver: FILD.



Por agora é tudo, criticas e questões serão bem recebidas!

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 Post subject: Re: Âncoras
PostPosted: Fri Dec 25, 2009 12:33 am 
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Seria interessante verificar as diferenças no WILD consoante a âncora que se usa... Há gente que fala daquelas sensações estranhas enquanto que outras não sentem mais que um abanão... Será da âncora que usam?


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 Post subject: Re: Âncoras
PostPosted: Fri Dec 25, 2009 1:01 am 
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Lucid Dreamer
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Joined: Sun Oct 05, 2008 7:22 pm
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Hum...é uma questão que dá que pensar. Até agora usei três ancoras: respiração, FILD e sonoras. Quanto à ultima utilizo-a várias vezes (muito efectiva), são as iso-tones, já postei aqui algures no fórum. Com todas elas passei pelo dois tipos de experiência, transições calmas e outras mais agitadas. Acho que as âncoras não têm muita influência, é mais uma questão de quão perto estamos do sono. Quando estou muito cansado as transições são praticamente imperceptíveis...Contudo estou-me apenas a basear na minha própria experiência, pode não ser assim com outras pessoas, certamente o próximo post pode apresentar uma opinião contrária : )

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 Post subject: Re: Âncoras
PostPosted: Fri Dec 25, 2009 10:28 am 
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Curioso
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Joined: Wed Dec 23, 2009 2:53 pm
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Da próxima vez que tentar, vou experimentar usar algo diferente da contagem crescente... pode ser que resulte.


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 Post subject: Re: Âncoras
PostPosted: Thu Nov 25, 2010 11:07 pm 
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Joined: Thu Nov 25, 2010 4:43 pm
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Eu uso um tipo de ancora bem diferente...(ou talvez não), enfim na minha escola a professora faz questão de fazer agente cantar o hino nacional do Brasil :) então quando vou tentar fazer a tecnica Eu uso a ancora cantando o Hino Nacional do brasil e quando termino começo denovo funciona bem :)

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 Post subject: Re: Âncoras
PostPosted: Wed Dec 22, 2010 3:39 am 
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Lucid Dreamer
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Joined: Wed Aug 04, 2010 8:12 pm
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ora viva! se eu percebi bem, uma âncora é algo que criamos e vamos repetindo de forma a acompanhar a passagem para um sonho, dando mais hipóteses de permanecermos lúcidos? a ideia parece-me bastante interessante... :)

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