DreamerShell

:: A quest into lucid dreams ::
It is currently Sat Sep 23, 2017 8:13 am

All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 26 posts ]  Go to page 1, 2  Next
Author Message
PostPosted: Sun Oct 26, 2008 12:53 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sun Oct 05, 2008 7:22 pm
Posts: 592
Wake Initiated Lucid Dream

Introdução

Dild & Wild
Até agora consideramos apenas técnicas que têm como objectivo a indução da lucidez a meio de um sonho comum, denominamos essas técnicas por dream induced lucid dream(dild), contudo existe outra modalidade de indução de sonhos lúcidos, o famoso wild ou wake induced lucid dream que focaremos neste tutorial. Como o próprio nome indica, esta última técnica consiste em indução de sonhos lúcidos ainda acordado, ou seja, o sonhador assiste a todo o processo onírico, sendo esse precisamente o maior desafio, manter a vigília através de todas as fases da formação do sonho.

Background Histórico
É a técnica mais poderosa em lucid dreaming, proporciona maior consistência e duração que as outras técnicas pois o ciclo REM é aproveitado ao máximo; supõe-se também que é a técnica mais antiga, os monges tibetanos já a praticavam. A história da técnica começa precisamente neste ponto, o controlo dos sonhos é algo que sempre fascinou muitos povos entre os quais os monges tibetanos. Yoga Nidra, ou yoga dos sonhos, eram precisamente os exercícios efectuados pelos monges para “encontrar a lucidez”, e subsequente encontro da luz natural, do conhecimento e as viagens astrais. O Yoga Nidra ainda é hoje praticado, não usando as mesmas técnicas (extremamente difíceis e totalmente impossíveis de realização no estilo de vida ocidental) mas sim numa versão simplificada e sem a necessidade imperativa de um guru ou guia.

O modelo base de indução provém de tais origens. Stephen Laberge, famoso investigador e especialista na área de lucid dreaming, se não um dos indivíduos mais importantes na popularização do tema, criou uma versão simplificada da técnica aplicando os seus princípios básicos que serve hoje de modelo para todas as versões do wild. Só em título de curiosidade, Salvador Dali usou a técnica de vaguear pela hipnagogia (mais a frente iremos compreender a relação com o wild) para “conseguir” algumas cenas para as suas obras, podemos dizer que foi um WILder famoso.

Compreendendo a ciência do sono

Ciclos de sono
Para compreendermos como wild funciona, também como um improvement à cultura geral pois não podemos viver neste mundo estupidamente inconscientes ; ), é importante conhecermos como funciona este fascinante estado e acredita que acontece mais do que te dizem…
Quando te deitas e adormeces entras no primeiro estágio do sono, é um sono leve e sem grande espectáculo, podes ter alguns sonhos mas serão sempre ultra curtos e insignificantes. À medida que o tempo passa o teu cérebro vai descendo de frequência, até que chegas ao quarto estágio (chamado de sono profundo). Neste estágio tens sonhos embora que quando acordares não te irás lembrar devido a profundidade em que ocorrem, neste estágio também é de alguma forma difícil acordar-te. O tempo passa e cérebro volta a subir nos estágios, 4,3,2 até que chegas ao espectacular estágio REM (leia-se rapid eye movement nunca Rêem).

Sono REM
No ciclo REM, que ocorre a primeira vez após 90 minutos de sono, acontece uma parafernália de fenómenos: Os olhos movem-se incessantemente (acho que nome diz tudo), existe um aumento de actividade cerebral (semelhante ao estado de vigília), a actividade onírica aumenta consideravelmente, os sonhos são mais vividos, longos e fáceis de recordar. Também é nesta fase que ocorre o sleep paralyses (paralisação do sono), que consiste num mecanismo natural do cérebro para que não te mexas durante os sonhos, não preciso de dizer que o corpo paralisa…O primeiro ciclo REM é bastante curto, assim que termina desce novamente até aos estágios mais profundos, em média um ciclo REM pode durar entre 5 a 90 minutos mas isso é relativo. A medida que a noite avança o ciclo rem ocorre mais frequentemente e com maior duração, é por isso que de manhã, parece que mal adormeces começas a sonhar (o que é verdade). Ok vamos lá descobrir para é que isto serve….

Wild - Método comum

A teoria em wild é mesmo essa, entrar num sonho completamente vigilante, ou seja enganar o cérebro para que pense que a mente adormeceu quando na realidade continua completamente desperto, pelo que já leste, acho que percebes que isso pode acontecer após dormir algumas horas, ou seja, durante um ciclo REM.
Descreverei agora a abordagem universal da técnica, mais á frente apresentarei a minha maneira pessoal de realizar a técnica (Absoluti0n´s Wild) , o intuito é perceber que nem todos métodos funcionam para todos os lucid dreamers, é importante encontrar o processo que seja mais efectivo á tua pessoa.

1.Acordar ao fim de 1.30 – 7 horas. Isto é uma variável muito relativa, o importante é que seja durante um ciclo REM, quanto mais tarde acordares maior será o ciclo, logo mais possibilidades tens de ser bem sucedido, por outro lado, mais difícil será adormecer.

2.Ficar acordado durante algum tempo (ver tutorial acerca WBTB). Outra vez algo que deve ser deixado ao critério de cada um. Existem aqui muitas escolas de pensamento acerca disto, dado que estou a descrever a técnica universal apresentarei a maneira mais comum, contudo aconselho a ver em Absoluti0n´s Wild a minha alternativa. Dado que irás precisar manter-te vigilante isto é um ponto importante. O intervalo de tempo aconselhado ronda entre os 1 – 60 minutos, fica a pé até que te encontres minimamente desperto.

3.Volta para a cama, e tenta relaxar. Iremos agora definir um novo conceito, âncoraé. Em Wild precisas de te agarrar a algo que não te faça perder a lucidez a medida que adormeces, ou seja, algo que mantenha a tua mente ocupada. Stephen Laberge inspirado nas técnicas antigas, sugeria a visualização de uma flor de Lotus na garganta, era importante que fosse uma visualização minuciosa, a medida que o corpo adormecia o praticante visualizava tal item e quando desse por si estaria a sonhar! So…Uma âncora algo que te mantém acordado e livre de pensamentos à medida que o corpo adormece. Sugiro:

- Focar a respiração. Tenta reparar em todo o processo de respirar, ou mesmo contar as respirações efectuadas.
- Contar cordeirinhos. Quando digo contar é mesmo imaginá-los ;).
- Imaginar uma cena. Tenta fazer um filme na tua cabeça, imagina-te a viver um experiencia qualquer, o que interessa é ser interessante, ver V-Wild.
- Focar um som de fundo, Ruído branco é um exemplo

4.Escolhe a tua âncora e põe-na em prática. É importante a partir de agora nunca mexer o corpo, a ideia é levar o cérebro a pensar que adormeceste. Ignora qualquer estímulo, é um jogo de equilíbrio, tentar manter a vigília no mínimo mas não adormecer. Não esperes resultados (isso só irá atrasar o processo), relaxa e simplesmente espera focando a respiração ou usando outra âncora qualquer, poderá demorar algum tempo até chegar ao ponto 5 por isso não sejas impaciente.

5.Assim que começares a entrar no sonho a primeira coisa que poderás sentir é a paralisação do sono. Neste estado diversos fenómenos poderão acontecer: alucinações hipnagogicas, são as sensações primárias que formam o sonho, é uma coisa normal e acontece todas as noite por isso não te preocupes, podem ser sonoras ou visuais, relaxa deixa-as vir e ignora-as. Ver tutorial Paralisação do sono.

6.Nice! Chegaste a paralisação do sono, não te mexas enquanto sentires qualquer sensação estranha comum ao ponto 5, tens agora duas vias:
- Esperar que as sensações passem, quando isso acontecer levanta-te, realiza um Reality Check e verás que estás a sonhar! O resto agora é contigo…
- Durante as aclamadas sensações visualizar uma cena para o teu sonho, imagina-te a correr ou interagir nessa cena e de repente estarás dentro do sonho!

Variações

Absoluti0n´s Wild
Esta é a versão que costumo usar:

1.Acordo naturalmente (também se pode usar um alarme) a meio da noite. Devido ao fim da noite o ciclo REM ser consideravelmente grande aproveito essa altura.

2.É aqui que a minha técnica diverge. Vamos focar um ponto. Em WIld queremos adormecer só que lúcidos ao mesmo tempo! Portanto nunca me levanto da cama quando acordo, aproveito que estou extremamente cansado e realizo imediatamente o wild. Dirijo a minha atenção simplesmente para a minha respiração e tento não pensar. Torna-se muito mais rápido chegar a paralisação do sono, contudo se achas que não te consegues manter minimamente desperto dessa maneira então levanta-te por alguns minutos.

3.A partir daqui é igual a versão universal descrita anteriormente.

Deild - Brevemente...

Fild - Brevemente...

_________________
colorless green ideas sleep furiously


Top
 Profile  
 
 Post subject: Re: Wild
PostPosted: Sun Oct 26, 2008 5:07 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sat Oct 04, 2008 6:57 pm
Posts: 1000
Muito bom tutorial! Abrange desde a origem da técnica até os passos práticos de como a realizar de uma forma simples de perceber =]] Se me permitires vou-me basear neste tutorial para fazer o artigo da página principal do dreamershell!

Abraço e obrigado!

_________________
"O sonho só é real enquanto dura. Podemos dizer mais do que isso da própria vida?"


Top
 Profile  
 
PostPosted: Tue Mar 08, 2011 2:28 am 
Offline
Curioso

Joined: Tue Mar 08, 2011 2:23 am
Posts: 6
Boa noite, pessoal do forum.

Meu nome é Victor Garrido, do Brasil

Eu não sei se este post ainda está ativo mas eu me interessei muito pelo que vi e gostaria de relatar o seguinte acontecimento comigo:

Já vem acontecendo há uns 6 ou 7 meses que venho a ter esses "sonhos" de estar em meu quarto deitado, sem poder me mexer, com a impressão de ter algo em meu quarto e eu sem poder nem falar. Eu fico super desesperado e não consigo fazer nada pra sair dali e nem mesmo acender a luz. Isso costuma acontecer comigo 1 ou 2 vezes por mes e, quando acontece, eu ate fico com medo de dormir denovo. Será que, mesmo sem ter treinamento em Wild, eu estou chegando a um sonho lúcido??

Alguem mais já passou por isso??


Top
 Profile  
 
PostPosted: Tue Mar 08, 2011 2:53 am 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sat Oct 04, 2008 6:57 pm
Posts: 1000
Olá Victor! Bem-vindo ao DreamerShell =] Tudo bem contigo?

Muita gente já passou por isso =] A sensação que descreves chama-se Paralisia de Sono (Sleep Paralysis, SP). É um mecanismo perfeitamente normal, não há nada que ter medo =] Acontece todas as noites quando sonhamos e é o que evita que façamos na cama os mesmos movimentos que fazemos no sonho. Normalmente já estamos inconscientes quando a SP entra em funcionamento mas por vezes (com treino ou não) ela chega e nós estamos conscientes. Habitualmente as sensações que vivemos nesse momento são essas que descreves, paralisia, sensação de uma presença perto, etc.

A boa notícia é que, bem aproveitada, esta SP pode conduzir a um Lucid Dream! O importante é manter a calma e não perder a consciência. Lembra-te que não importa o que estejas a sentir nesse momento é tudo na tua cabeça, nada é real e nada te pode fazer mal. A SP normalmente não dura mais do que 1 ou 2 minutos e em alguns casos é mesmo muito mais rápida que isso. Tenta permanecer calmo até tudo passar porque se conseguires fazer isso, significa que vais entrar num sonho logo a seguir! A SP aparece imediatamente antes da fase REM por isso é só ficar calmo e mentalizar que o que vem a seguir é um sonho!

Abraço e bons Lucid Dreams!

_________________
"O sonho só é real enquanto dura. Podemos dizer mais do que isso da própria vida?"


Top
 Profile  
 
PostPosted: Tue Mar 08, 2011 8:07 pm 
Offline
Curioso

Joined: Tue Mar 08, 2011 2:23 am
Posts: 6
Boa tarde, shellcode

obrigado pelos esclarescimentos. Da proxima vez irei ter mais calma e, quem sabe, chegar a ter um Lucid dream, pois sei que passarei por outro SP consiente em breve. Já estou me acostumando com isso rsrsr.


Top
 Profile  
 
PostPosted: Mon Mar 28, 2011 5:36 pm 
Offline
Sonhador
User avatar

Joined: Fri Feb 19, 2010 2:56 am
Posts: 184
Location: Na minha Nave Espacial
Bah. eu adorava consegui fazer Astral Projections, mas eu nem sleep paralizis consigo atingir.
Tipo eu no fim de semana passado fiz uma directa, e quando fui dormir tentei fazer WILD so memo for fun, e cheguei a um ponto em ke começei a imaginar voezes de colegas meus e coisas ke acontecem na minha vida diariamente , mas nao "ouvia" era tipo um pensamento quase Auditivo, nao chegava a ser Alucinacao, mas era um "pensamento" que ecoava dentro da minha mente. nao sei explicar. Era como se eu realmente estivesse a ouvir, mas sem som. é progresso? :S
Anyways, sempre ke eu durmo depois duma directa completa, os sonhos saem sempre BUE nitidos e muitas vezes acabam em lucidos. Mas nao façam muitas directas porque directas fazem mal.

_________________
Primeiro eles Ignoram-te, depois Riem-se de ti, Depois eles enfrentam-te, e ganhas.


Top
 Profile  
 
PostPosted: Mon Mar 28, 2011 8:25 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sat Oct 04, 2008 6:57 pm
Posts: 1000
Yup, é progresso. É a primeira fase da SP! Começas a ouvir/ver coisas ao longe sem perceber bem se é mesmo algum som/imagem ou se és tu que estás a imaginar e depois vai evoluindo e transformando até chegares ao sonho =] Mas tenta não chegar lá só com directas =P

_________________
"O sonho só é real enquanto dura. Podemos dizer mais do que isso da própria vida?"


Top
 Profile  
 
PostPosted: Mon Mar 28, 2011 9:12 pm 
Offline
Sonhador
User avatar

Joined: Fri Feb 19, 2010 2:56 am
Posts: 184
Location: Na minha Nave Espacial
Curiosamente ja cheguei a imaginar esse tipo de vozes sem directas, estando simplesmente cansado, mas como eu tinha na cabeça ke era impossivel WILDAR sem primeiro dormir uma beka, eu pensava ke essas "vozes" era apenas pensamento vivido do ke se passou no dia.

_________________
Primeiro eles Ignoram-te, depois Riem-se de ti, Depois eles enfrentam-te, e ganhas.


Top
 Profile  
 
PostPosted: Mon Mar 28, 2011 10:21 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sat Oct 04, 2008 6:57 pm
Posts: 1000
Sem dormir é dificil wildar porque o primeiro ciclo rem demora muito tempo e durante todo esse tempo tens que estar consciente... A menos que seja uma sesta =] Aí é mais rápido

_________________
"O sonho só é real enquanto dura. Podemos dizer mais do que isso da própria vida?"


Top
 Profile  
 
PostPosted: Tue Mar 29, 2011 6:01 am 
Offline
Sonhador
User avatar

Joined: Fri Feb 19, 2010 2:56 am
Posts: 184
Location: Na minha Nave Espacial
os meus ciclos ja devem estar todos mamados, eu qnd tou de férias ou tenho tempo durmo de dia e "vivo" À noite, e qnd tenho coisas para fazer: IE: Aulas, eu tenho ciclos estranhos: deito-me tarde, acordo cedo. depois aos FDS's é ke deito-me cedo e caio na cama tipo tijolo

_________________
Primeiro eles Ignoram-te, depois Riem-se de ti, Depois eles enfrentam-te, e ganhas.


Top
 Profile  
 
PostPosted: Tue Sep 20, 2011 2:39 pm 
Offline
Aprendiz
User avatar

Joined: Fri Sep 10, 2010 12:57 pm
Posts: 70
Location: Curitiba - Brazil
Directas seria passar uma noite sem dormir?

Comigo já aconteceu mesmo tendo dormido na noite anterior o seguinte: deitei mas fique imóvel e consciente. Por muito tempo, já estava me cansando de ficar dessa forma e comecei a ter as alucinações, então comecei a imaginar coisas por vontade própria e elas se tornavam muito vívidas mas eu ainda me sentia na cama e dessa vez sei que era real o meu corpo na cama, sei que não estava sonhando, talvez nem dormindo estava. O que seria exatamente?

_________________
leocamp


Top
 Profile  
 
PostPosted: Wed Sep 21, 2011 11:27 am 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Sat Oct 04, 2008 6:57 pm
Posts: 1000
Podia ser paralisia de sono, a primeira fase antes do REM, as alucinações são típicas dessa fase. Porque dizes que sabias que era o teu corpo na cama? Como é que tiveste a certeza? Lembro-me de um excerto do livro do LaBerge que diz que havia pessoas que tinham medo de fazer a técnica do spin para estabilizar um sonho porque depois sentiam que estavam a bater com os braços na cama. Mas se estavam a sonhar não podiam estar a mexer o corpo devido à SP (sleep paralisys / paralisia de sono) o que fazia com que esse sentimento de interacção com a cama fosse ele próprio uma sensação dentro do sonho, provavelmente um FA (False awakening / falso despertar). Pode ter-te acontecido a mesma coisa, por isso é que pergunto como comprovaste que não estavas a dormir =]

E sim, directas é o termo que damos aqui em Portugal para quando passas uma noite sem dormir ;]

_________________
"O sonho só é real enquanto dura. Podemos dizer mais do que isso da própria vida?"


Top
 Profile  
 
PostPosted: Wed Sep 21, 2011 1:32 pm 
Offline
Aprendiz
User avatar

Joined: Fri Sep 10, 2010 12:57 pm
Posts: 70
Location: Curitiba - Brazil
Eu já passei pela SP e sei bem como é, essas alucinações são mais ouvir barulhos e conversas e em outras situções exatamente iguais ao invés de me esforçar para não fazer movimentos eu consigo me mexer e abrir meus olhos e comprovar que não estou dormindo. E das vezes que eu fiquei sem me mexer e não perdi a consciência(não adormeci) a SP veio em seguida, depois de MUITO tempo parado. O que eu não sei é se pelo tempo que fiquei parado é possível ter chego na SP sem perder a consciência, ou se eu adormeci e acordei na SP pelo fato de ter adormecido muito atento. É possível passar pelas outras fases do sono sem perder a consciência?

_________________
leocamp


Top
 Profile  
 
PostPosted: Wed Sep 21, 2011 2:57 pm 
Offline
Lucid Dreamer
User avatar

Joined: Wed Feb 16, 2011 2:59 am
Posts: 200
Location: Porto
Interessante que digas isso leo. Eu li que a maioria dos praticantes de WILD sim, permanecem lúcidos ao longo das diversas fases do ciclo, e chegam mesmo a reportar "inicio da sp" e "últimos momentos da sp", tratando-a como um evento longa (ou se calhar é apenas a percepção dos minutos ali parado que é mais longa).

O engraçado é que eu também foi igual a ti: quando fiz um WILD, não resultou (não conseguia adormecer), mas passado um bocado acordei mesmo no meio da sp. Estranho não é?

_________________
Do not try and bend the spoon. That's impossible. Instead... only try to realize the truth.
What truth?
There is no spoon.


Top
 Profile  
 
PostPosted: Sat Sep 24, 2011 1:58 am 
Offline
Aprendiz
User avatar

Joined: Fri Sep 10, 2010 12:57 pm
Posts: 70
Location: Curitiba - Brazil
sim, considerando que quase sempre que eu tenho consciencia da sp eu consigo um lucid é estranho e legal. Se soubesse disso antes, já mais velho tive muitas SP para mim eu estava sendo abduzido ou coisa do tipo.

_________________
leocamp


Top
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 26 posts ]  Go to page 1, 2  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group